top of page

O quarto e último eixo se configurará com uma síntese onde todas as vivências, princípios e conceitos experimentados e apreendidos no decorrer do projeto – aliados à reflexão crítica. Esta síntese servirá de matéria prima para compreensão do elemento transversal do sistema da capoeira: a “vadiação”.  Numa sociedade onde tudo se decompõe em mercadoria e espetáculo, inclusive o corpo, o termo “vadiação” serve como ponto de partida para discutir a capoeira como uma totalidade crítica. Nela, a dimensão corporal do capoeira se nega à apresentar-se como um objeto de produção da economia capitalista. Assim, agindo como existência para a vadiação, a dimensão corporal do capoeira se afirma como dádiva na atividade do existir humano contemporâneo. 
 

26/11: Vivência/Workshop

Elementos da vivência: Apresentação e workshop com mestre convidado; roda; “papoeira”.

 

02/12:Vivência de capoeira

Elementos da vivência: recepção e apresentação do projeto Din.Down.Down – Capoeira Especial e seus participantes com múltiplas deficiências; aquecimento/alongamento; roda; “papopeira”.

 

09/12:Vivência de capoeira

Elementos da vivência: aquecimento/alongamento; treino espontâneo (os participantes escolhem o que desejam fazer); roda; “papoeira”; apresentação do conteúdo da última vivência; planejamento do encerramento.

 

16/12: Vivência/Workshop com mestre convidado/ Confraternização

Elementos da vivência: Apresentação e workshop ministrado pelo mestre convidado; roda; vadiação; “papoeira”; confratenização.

A força poética e política da capoeira

Objetivo: Nesta unidade as “formas” serão desconstruídas, dando espaço à criação e à expressão de cada sujeito na roda. 

bottom of page